Melhorar a segurança, a performance e a qualidade dos serviços na Rede Tecnológica e Privativa do Estado – RTPE e promover uma cultura de prevenção esteve na base na realização do workshop “Utilização correta dos recursos da RTPE”, que teve lugar nesta quinta-feira, 27 de outubro, no auditório da Biblioteca Nacional, na cidade da Praia.
A sessão de abertura foi presidida pela Administradora Executiva do NOSi, Mayra Silva, e contou com presenças de responsáveis de diversas Direções do NOSi e cerca de 60 técnicos informáticos e responsáveis da área IT, representantes de diversas instituições públicas sediadas na cidade da Praia.
Diferentes temas foram apresentados e debatidos. Estado da Arte da RTPE; Normas, Regras e procedimentos; CiberSegurança; Data Center, entre outros. Esta partilha será alargada a todas as instituições que integram a RTPE.
A sessão de Encerramento esteve a cargo do Presidente do Conselho de Administração do NOSi, Carlos Tavares Pina.
A Rede Tecnológica Privativa do Estado é gerida pelo NOSi, integra mais de 700 instituições públicas e mais de 18 mil utilizadores. Para além dos serviços de Internet, a RTPE também oferece serviços do correio eletrónico, voz sobre IP (VoIP), aplicações de governação digital, segurança, gestão centralizada das aplicações Microsoft (Sistema Operativo, ferramentas Office), entre outros.