nosi img2

Tudo começou com a fundação da Unidade de Reforma da Administração Financeira do Estado (RAFE), em 1998. Com esta unidade, tutelada pelo Ministério das Finanças, a governação eletrónica (e-Gov) em Cabo Verde deu os seus primeiros passos para a melhoria da eficiência e eficácia da Administração Pública, através de novos instrumentos de gestão orçamental, financeira e patrimonial suportada por uma plataforma tecnológica moderna e por técnicos nacionais. 

Inicialmente limitada ao Ministério das Finanças, rapidamente a atuação da RAFE alastrou-se pela Administração Pública, contribuindo para o início do processo de modernização de outros sectores do Estado.

Em resposta à crescente procura e de acordo com a visão estratégica do Governo, foi criado, por resolução do Conselho de Ministros, em Julho de 2003, o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), como Unidade Operacional da Comissão Interministerial para a Inovação e Sociedade de Informação,  presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde.

nosi img

Desde então, grandes ganhos têm sido alcançados, em particular no domínio das infraestruturas e no de conteúdos aplicacionais. Uma plataforma de comunicações segura e cada vez mais abrangente vem sendo implementada, interligando um número crescente de sectores do Estado.

Hoje, a Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) é uma plataforma tecnológica que permite o acesso dos agentes do Estado à serviços comuns como, por exemplo, a Internet e correio eletrónico, mas também à soluções aplicacionais de gestão nas mais diversas áreas da administração do Estado e da governação, que estão alicerçadas no princípio consagrado da integração de sistemas e que constituem ferramentas privilegiadas de gestão da Administração Pública e da prestação de serviços eletrónicos de nova geração aos cidadãos e empresas, consubstanciadas no conceito de Casa do Cidadão. 

Em 2014, o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação foi transformado numa Entidade Pública Empresarial, EPE.

O percurso até aqui demonstra uma contribuição inequívoca para a modernização do aparelho do Estado e para a dinamização da sociedade civil na área da sociedade de informação e do conhecimento, desempenhando um papel muito ativo enquanto condutor direto de um conjunto de projetos fundamentais. 

© Copyright 2016, Núcleo Operacional da Sociedade de informação - E.P.E. Todos os direitos reservados. | design & concepção: NOSi.